O que caracteriza o treinamento funcional.

Ouço muita gente dizendo que fazer exercícios em cima de uma bola suíça é sinônimo de treinamento funcional. Particularmente eu acho essa associação errada. O fato de misturar equilíbrio com força não torna um exercício funcional.

Também ouço dizer que um exercício realizado em diversos planos e eixos (integrados) você está fazendo treinamento funcional. Também acho essa definição equivocada, só porque você junta dois exercícios em um não o torna o exercício funcional.

Na verdade, não são os exercícios que vão caracterizar o treinamento funcional. O que realmente vai caracterizar o treinamento funcional são os objetivos (do aluno/cliente/atleta), as necessidades identificadas, a adequação, a prescrição e a periodização do treino. 

Os exercícios são só os meios utilizados para atingir os objetivos funcionais. Por exemplo, se um aluno passou por uma imobilização devido a uma fratura ou por doença ficou acamado e tiveram uma atrofia muscular, o treinamento funcional, para estes casos, teria como objetivo recuperar essa massa magra perdida e a melhor forma para isso continua sendo a musculação tradicional (como já citei aqui no blog). 

Isso quer dizer que a musculação convencional pode ser um treino funcional?
Sim, pode. E posso dar outro exemplo: um fisiculturista, se o objetivo dele é ganhar massa e volume, a musculação vai ser um treino funcional. Realizar exercício envolvendo instabilidade vai ajudar a melhorar o equilíbrio. Ai fica a minha dúvida: em uma competição quando é que o fisiculturista vai passar por momentos de desequilíbrio?

Da mesma forma que a musculação pode ser considerada treinamento funcional os exercícios envolvendo instabilidade nem sempre podem ser considerados funcionais. Um exemplo clássico é o agachamento em cima da bola suíça que muita gente prescreve, tirando artistas circenses que precisam se equilibrar em situações iguais ou bem semelhantes. Já me falaram que é bom para praticantes de surfe ou skate, mas eu discordo. Tanto skate quanto surfe possuem uma prancha, talvez se pegar um shape de skate e colocar em cima da bola e ficar equilibrando seja mais próximo da realidade do esporte, mas ai o risco de um acidente aumenta. O mesmo vale para um agachamento sobre a bola utilizando sobrecargas externas, se alguém souber de algum esporte que você precise fazer um exercício de força sob uma condição tão extrema de equilíbrio, por favor me diga.

Em resumo, só de olhar para alguém fazendo um exercicio, não há como dizer de é funcional ou não. É necessário conhecer os objetivos de quem esta fazendo e como foi feita a prescrição dos exercicios.


Até a próxima
Treine FUNcionalmente!

2 comentários:

  1. Olá,boa noite!muito bom seu blog,ja add aos favoritos......só não concordo que o agachamento na bola e exercicios assim não sejam funcionais para surf.é verdade que eles são praticados em prancha,mas a instabilidade de ficar encima da bola é muito parecida com a de ficar encima da prancha.os grupamentos musculares sã os mesmos,e o balanço para frente e para tras também.é visivel a evolução de surfistas que usam a bola para esse fim.abraço e parabens pelo blog. roberto silveira

    ResponderExcluir
  2. Prezado Roberto Silveira,

    Pode ser não tenha me expressado direito, eu não quis dizer que o exercicios em cima da boa não são funcionais, mas eu acho que tem exercicio mais adequados, com menos risco e que geram os mesmo beneficios.

    Você diz que aplicou esses exercicios e teve uma melhora visivel, mas será que foi só porque você fez o exercicio em cima da bola? Os surfistas não realizaram nenhum outro tipo de exercicio de fortalecimento membros inferiores?
    Você fez algum tipo de comparação com qualquer outro tipo de exericio de equilibrio?

    O problema de ter uma melhora visivel, é que ela é empirica. Mas,se você tem dados protocolados de seu resultados gostaria muito que você relatasse eles.

    Minha resalva com agachamentos em cima da bola é o risco que este exercicio trás, já presenciei algumas quedas e algumas resultaram em lesões graves. Eu acho que pra treinar equilibrio não é necessario ficar em pé sobre uma bola, existem diversas forma de se treinar equilibrio sem ter esse risco.

    Não existe exercicio errado, que é errado é a prescrição.


    Um abraço
    Treine FUNcionalmente

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

 
Real Time Web Analytics