Por que treinar FUNcionamente

Há algum tempo atrás me mostraram uma página chamada: "The Fun Theory", traduzindo soa algo como a teoria da diversão. A idéia era que através da diversão as pessoas
podem mudar seus habitos.



Nos dois videos podemos ver que a diversão pode mudar habito das pessoas, no primeiro video a quantidade de lixo jogada foi maior e no segundo o número de pessoas que utilizou a escada "comum" foi muito maior.

Mas o que isso tem haver com o treinamento funcional?  Eu explico. Muitos dão como benefício do treinamento funcional, a melhora da prorpiocepção, utilização da musculatura profunda, diminuição de lesões, melhora da lateralidade, entre muitas outras. Eu concordo com tudo isso, mas eu acho que o principal benefício é a diversão.

A grande maioria das pessoas enxerga a atividade fisica como uma obrigação, algo que elas tem fazer, seja porque o médico mandou, ou porque querem melhorar a aparência fisica. Poucos são aqueles que vão até a academia porque realmente gostam de treinar. Ir todo dia, entrar na mesma sala de musculação, fazer os mesmos exercícios e nos mesmos aparelhos. Não é muito motivante, e é ai que eu acho que o treinamento funcional se encaixa. Por utilizar uma grande variadade de equipamentos e materiais, acaba fazendo com que os treinos tenham uma grande dose de ludicidade e desafio, o que leva as pessoas se motivem e se divirtam a prática. 
Diversas vezes já vi acontecer de um aluno ficar com um brilho nos olhos ao fazer um exercício com corda, ou com bola, isso porque aquilo lhe remetia a infância, uma fase da vida em que não pensavamos em atividade fisica, nós queriamos era brincar e nos divertir, a atividade fisica era só uma consequência disso. 



Acredito que se encontrarmos o estímulo correto (como no video acima),podemos transformar o exercicio ou a atividade fisica em algo divertido e a motivação para treinar será maior. Por consequência o hábito pode ser mudado e mais pessoas vão treinar simplesmente porque sentem prazer nisso.
Será que isso é tão dificil assim?
 
Por isso continuo dizendo:



Treine FUNcionalmente!!

Pages