Lateralidade (Treinamento funcional em casa)

A lateralidade é um conceito que está ligado a psicomotricidade, é muito importante trabalhar principalmente
em crianças. É um dos componentes perceptivo-motor ligado a orientação direcional. Gallahue e Ozmun (2005) definem a lateralidade como: a consciência interna das dimensões do corpo quanto à sua localização e direção.

Se bem trabalhada na infância a criança desenvolve plenamente o conceito, sem depender de indicações externas, por exemplo, lado do relógio. Apesar de parecer um conceito simples, pense quando dirigirmos um carro em marcha ré só olhando pelo retrovisor, para alguns nem seguir em linha reta é fácil, imagine uma curva. Isso explica por que alguns têm tanta dificuldade em fazer uma baliza para estacionar um carro.

Nos esportes temos diversos exemplos, na natação tem nado ventral (barriga para baixo) e dorsal (barriga para cima); ginástica artística com os giros e inversões; salto em altura e salto com vara no atletismo; no skate onde fazer manobras de switchstance (base trocada) pode levar a uma pontuação maior. Na verdade se analisarmos detalhadamente todos os esportes vão exigir em algum determinado momento o uso da lateralidade. E se o atleta tiver maior domínio na lateralidade ele tem mais recursos que leva a uma vantagem sobre os adversários entre elas: chutar com os dois pés no futebol, ou fazer bandeja para qualquer lado no basquete.

Já enrolei bastante, mas até agora não expliquei como isso pó ser treinado em casa. Apesar de ter demonstrado alguns exemplos de alta complexidade, podemos “brincar” com a lateralidade no nosso dia a dia fazendo disso um treino funcional. Você pode fazer algumas tarefas simples do cotidiano: trancar a porta, pegar objetos, abrir a torneira, escovar os dentes, penteie o cabelo, com o lado não dominante (se você for destro use a mão esquerda e se for canhoto use a mão direita). Comece com tarefas fáceis depois pode ir aumentando a dificuldade: escreva um bilhete, faça a barba, se depile, tente jogar os jogos de esportes do Wii tudo com a mão trocada.


No vídeo abaixo tem uma tarefa cotidiana realizada com meu lado não dominate.



Dá para ver que para abrir a lata, além da dificuldade do lado não dominante tem o fato do abridor ser feito para utilizar com a mão direita, demora uma pouco mais de tempo, mas não é impossível.
Quem tiver alguma idéia legal de algo que se pode fazer para trabalhar a lateralidade em casa é só comentar ai em baixo.


Até a próxima
Treine FUNcionalmente!

Pages