Como aprender a aplicar o treinamento funcional. (Mais um post do plantão de dúvidas)

Vez por outra recebo perguntas sobre como aprender o treinamento funcional. E como estou cansado de ficar escrevendo a mesma resposta vou deixar um post sobre o assunto assim eu só preciso
enviar o link =D.

Apesar do treinamento funcional já ser algo reconhecido no mercado e já estar presente na maioria das academias, nas faculdades ainda é algo que pouco se fala. Ainda não conheço um curso de graduação que tenha uma disciplina de treinamento funcional, o que seria o ideal, o que temos são algumas aulas com o tema de treinamento funcional . Infelizmente os cursos de graduação sempre estão a um passo atrás do mercado,  as vezes que coordena o curso até tem a boa vontade de colocar novidades, mas mudar a grade curricular de um curso é algo que demora o que deixa a graduação sempre defasada pelo mercado. Eu posso dizer que 90% do que eu uso em minhas aulas, eu aprendi fora da graduação seja em cursos ou na pós graduação.

A pós graduação em treinamento funcional é um bom caminho pois se entra em contato com o conhecimento cientifico, muitos artigos e professores que estão atuando no mercado,  mas não se tem muito contato com a parte prática. Outro aspecto importante é que é necessário já estar formado para iniciar o curso. Para que ainda não se formou, a opção é fazer cursos de capacitação ou extensão universitária. 

No aspecto financeiro, fazer vários cursos de capacitação e extensão pode sair bem caro pois cada curso pode sair por mais de R$400,00 e as vezes são divididos em diversos módulos, eu  achei mais interessante fazer uma pós graduação, pois o preço de um curso era o equivalente a uma mensalidade e meia, e no final você sai com o titulo de especialista em treinamento funcional e é reconhecido por ser pós- graduado, enquanto curso de capacitação não dá esse reconhecimento por parte dos alunos.

Ainda temos a opção mais barata que seria recorrer a livros. Com o tema especifico de treinamento funcional eu tenho duas recomendações: “Treinamento Funcional Resistido” e “Treinamento Funcional: uma abordagemprática”. Mas o livro que eu mais recomendo é o “Compreendendo o Desenvovimento Motor” (imagem ao lado) do Gallahue (você pode achar as referências completas clicando aqui).  O Gallahue não é um livro que utiliza o termo: “Treinamento Funcional”, mas fala sobre padrões de movimento, que são a base do treinamento funcional. O que não recomendo são os livros que chamam qualquer exercício em cima de uma bola de treinamento funcional,  quase todos que tiverem o “bola” no titulo acho que é gastar dinheiro a toa. Quem tiver um bom inglês pode procurar artigos no pubmed, utilize as palavras chave como: "core", "proprioception", "balance", "center of pressure", "plyometrics" (se procurar por "functional training" vai achar mais artigos relacionados a reabilitação e portadores de necessidades especiais).





Seja qual for forma que escolher para adquirir conhecimento teórico, é fundamental praticar antes de aplicar qualquer exercício, não esqueça que um exercício eficiente não quer dizer que ele precisa ser difícil e que só porque ele é funcional em uma pessoa não quer dizer que ele será funcional em todas.


Antes de aplicar em qualquer aluno treine e perceba como você se sente com exercícios funcionais,  isso é fundamental para que você desenvolva seu feedback intrínseco e consiga entender as possíveis dificuldades que um cliente vai ter.

Nunca coloque um cliente sobre um plataforma instável sem que ele não tenha aprimorado o padrão de movimento, é comum ver pessoas que não conseguem fazer um agachamento profundo fazendo um meio agachamento em cima de uma plataforma instável, isso pode levar a desequilíbrios musculares. 

Para não acontecer isso eu utilizo a seguinte progressão:
  1. Treinar os movimentos até atingir o padrão correto de movimento. 
  2. Começar a trabalhar a instabilidade sem materiais (apoio unipodal, olhos fechados). 
  3. Utilizar Instabilidade com materiais (pranchas de equilíbrio, balance disc, bosu, bola suíça).

Até a próxima
Treine FUNcionalmente!

Pages