Crossfit treinamento funcional 3ª parte (beneficios, dicas e links)

Benefícios:

Quando se fala em atividade física o que a maioria quer saber é se dá resultado estético, o método crossfit® assim com qualquer treino funcional não busca a estética, ela é apenas uma conseqüência
de um bom programa de treinamento. Particularmente, sempre que treinei pensando em emagrecer, coincidiu com quando menos consegui resultado, só em dois momentos da minha vida eu treinei sem pensar na estética: a primeira vez foi no tempo em treinava para lutar, eu tinha um preocupação com o peso corporal, mas não  necessariamente com a forma física, mas tinha um corpo legal. A segunda é atualmente, que meus objetivos  são: fazer um WOD mais rápido, com mais carga, ou com maior número de repetições em um tempo determinado.  Hoje eu tenho certeza  que conseguir uma boa estética é só uma questão de tempo, conforme eu melhorar nos WODs o meu “shape” melhora.

Outro beneficio que percebi foi o de aumentar minha coragem , isso pode parecer esquisito mas em alguns momentos me deparei com WODs que só de ler me dava medo (Por exemplo o “Murph”: corre 1600m, 100 barras, 200 flexões, 300 agachamentos e corre 1600m novamente) mas fui lá e completei. Aprendi também a enfrentar coisas que eu não gostava de fazer, eu nunca fui fã de ficar correndo, antes de começar o crossfit® eu até ficava 45min. em cima de uma esteira e chagava a um distância de no máximo 3,5km, mas me deparei com um WOD que é correr 5K , que já fiz duas vezes (e em menos de 30 min). Comecei a transformar meus medos em desafios e enfrentá-los.  Cheguei até a fazer um desafio de 100 dias de burpee
Eu ganhei mais confiança para correr riscos, afinal se não der certo amanhã tem um novo desafio.


Crossfit é para qualquer um?

Sim, é um treino para qualquer pessoa, pois é um treino que pode ser adaptado em diversas formas (diminuído a carga, diminuindo o tempo, trocando exercícios) permitindo que mesmo um sedentário consiga fazer um WOD. Existem programas específicos para crianças, adolecentes e gestantes.
Contudo o que percebi é necessário ter uma certa atitude mental,  quem tem medo de enfrentar um desafio, ou quem desisti de algo com facilidade, não vai se dar bem.  Isso porque a cada WOD a vontade de parar no meio é grande.  A tal da atitude mental certa é a postura de encarar os desafios. Pode ter medo de encarar um WOD, você lê ele no site e sabe que vai doer, mas se decidiu começar, vai até o fim. Precisamos criar um compromisso com nós mesmos.

Como inspiração deixo mas um vídeo:


Como começar?

-A mais óbvia uma afiliada e treinar com treinadores certificados. No Brasil o site principal lista: 4 afiliadas em São Paulo (Crossfit Brasil, CrossfitSP, Crossfit Jundiaí e Crossfit Campinas),  2 no Rio de Janeiro (Rocinha Crossfit e Crossfit Leblon) e 1 em Minas (CrossfitBH)

-Se você não mora perto de nehuma , todas as afiliadas Crossfit® tem site e normalmente diariamente tem um WOD novo para fazer. Caso não conheça o exercício que está listado, é só jogar no google ou no youtube que você acha o exercício.  Só não vale ficar trocando o site só porque aparece um WOD que não agrade. Eu sigo os WOD da Reebok Crossfit One.

-Para educadores físicos que querem entender mais sobre o método é interessante fazer o curso de capacitação na Crossfit Brasil.

-É importante dar uma procurada em aquecimentos e exercícios me mobilidade específicos para os WOD, pois a grande maioria dos sites só coloca o WOD, o aquecimento fica por sua conta.

-Normalmente o que você não gosta de fazer é o que você mais precisa treinar, por exemplo no meu caso é fazer exercícios só com o meu peso corporal.

-Para quem se vira bem no inglês uma boa opção é assinar o “Crossfit Journal”, que custa apenas US$25 por ano, e tem muita informação interessante.

Links:

Crossfit.com (é conhecido como: “main site” ou site principal)
Crossfit Brasil (É a primeira afiliada no Brasil e tem curso de capacitação do método)
Reebok Crossfit One (Tem o treino mais completo de todos que eu já vi. Além do WOD, inclui o aquecimento e um desafio final. Tem um treino para as pessoas comuns, um para que é atleta crossfit, um para que quer algo especifico para endurance e um treino sem materiais para ser feito em viagem.)
GymnasticsWOD (especifico para WOD com movimentos de ginástica, bom para quem tem dificuldade em exercícios com o peso corporal)
Crossfit Endurance (especifico para WODs para que busca melhorar a resistência em provas longas, por exemplo maratona ou triátlon.
MobilityWOD (não é exatamente de WODs, mas sim de exercícios que visam a melhora da mobilidade articular).
MikeGym  (WODs especificos para levantamento olímpico)
Journal.crossfit.com (existem algumas informações gratuitas, mas se pagar tem muito mais informações e por apenas US$25, vale a pena)
CrossfitBH
CrossfitSP
CrossfitCampinas (o link está ai, mas o acesso não é aberto para qualquer um, já está listado no site principal, mas pode ser que ainda não esteja em funcionamento)  
CrossfitLeblon
Rocinha Crossfit


Até a próxima  

Pages