O Método Natural

Treinamento funcional natural
Georges Hérbert

Procurando mais informações sobre as origens do treinamento funcional me deparei com o chamado “método natural de Hérbet” que viveu do final do século 19 meados do século 20. 

Segundo Soares (2003) Georges Hébert foi um
oficial da marinha francesa que elaborou uma forma de treinar que tinha como idéia central o retorno a natureza, as atividades ao ar livre, a nudez controlada e a critica à especialização esportiva.

Parece que sua motivação para a formalização do método foi um acidente natural, no qual  ele organizou e auxiliou o salvamento aproximadamente 700 pessoas de uma erupção vulcânica que matou mais de 30 mil. Digo parece pois não achei citação desse fato em artigos, só no Google e Wikipédia.

Por ter sido oficial da marinha, ele viajou pelo mundo e se fascinou com o corpo dos considerados “selvagens” que viviam em colônias francesas, eles eram fortes, ágeis e resistentes graças ao estilo ativo de vida que levavam.
Soares (2003) mostra que Hérbet foi influenciado por Rousseu, indo contra aos excessos do corpo vividos por aqueles que ganham a vida em exibições corporais de força e destreza, tais como acrobatas, artistas circenses e atletas. Para ele o culto do músculo não trás nenhum beneficio  para o individuo ou para a sociedade. Nós deveríamos ser impulsionados para responder as necessidades da vida prática.

Hérbet divide os exercicios em 10 grupos:
1-marcha
2-corrida
3-salto
4-quadrupedia
5-escalar
6-equilíbrio
7-lançamentos
8-transporte
9-defesa
10-natação

Esses 10 tipos de exercício podem ser executados na sua forma simples ou em combinações entre eles, podendo ainda ser ligadas as atividades do cotidiano ou a atividades lúdicas. (SOARES, 2003)

Hérbet era contra a qualquer tipo de especialização, para ele a educação física resumia-se a criar seres fortes, que são aqueles que foram aperfeiçoados fisicamente de forma completa e útil e não especializados em só um gênero de exercício, isso incluía a especialização esportiva e demonstrações de proezas acrobáticas. O perfeito desenvolvimento só se daria através da prática de exercícios naturais e utilitários. Nesse sentido ele chamava os jogos olímpicos de “feira de músculos”  que só sairia recordistas especializados em um só exercício (para ele esses atletas são frágeis e deformados).  E esse tipo de competição é individualista e egoísta, pois sacrifica a massa para agir sobre um individuo.


 Outro principio que o método prega é o do altruísmo, de que adiantaria ser forte só para você mesmo, a idéia do individuo completo é que ele seja apto a ajudar os demais, por exemplo, no caso do vulcão, se cada um dos 700 que se salvaram se cada um tivesse força e pensasse no próximo poderia carregar outra pessoa e no final 1400 seriam salvos.



Dá para se ver claramente que o Parkour se originou nesses princípios, também podemos ver diversas semelhanças com a metodologia Crossfit.  A idéia de ter um corpo mais funcional e menos especializado é interessante e tem tudo haver com o treinamento funcional.

Até a próxima 

Pages