Progamação dos treinos de junho

Pinheirenses,


Já faz um tempo que eu queria fazer posts no começo do mês explicando toda a periodização de treinos pale qual vocês vão passar. Isso porque um dos principios do treinamento desportivo é o principio da concientização, acredita-se que se vocês sabem o motivo de estar fazendo algo, vocês vão se sair melhor, pois alinhamos os objetivos de vocês com os que eu espero que vocês alcancem.



Para vocês entender melhor, no mês passado acho que deu pra perceber que foi um mês de fazer força, o objetivo era claro, deixar vocês mais fortes e ao mesmo tempo medir a força de vocês com testes de 1RM (repetição máxima). E se vocês compararem as marcas de vocês em Abril com as atuais, tenho certeza que vocês conseguiram aumentar as cargas dos levantamentos.


Como precisamos ter um balanceamento entre capacidades fisicas. Em junho temos duas metas principais:
1- Diminuir ou acabar com as dificuldades em exercícios de peso corporal (ginásticos) e aprimorar os levantamentos de peso (snatch, clean e Jerk)
2- Priorizar a capacidade cardio respiratória (aeróbio) de vocês.


Para o completar primeiro objetivo trabalharemos pelo menos três vezes na semana as progressões de peso corporal, pode ser na forma de um tempo para trabalhar as metas, pode ser algum exercicio de progressão (ou todas as progressões) no aquecimento, ou algo no pós-WOD (que vou começar a chamar de "after party") Para os levantamentos teremos pelo menos uma vez na semana o “burgner warm-up” (ou algo bem parecido) e pelo menos duas vezes na semana algum forma de levantamento de peso.


Para o segundo objetivo, os “heavy days” serão minimizados e vamos  priorizar os metcons (metabolic conditioning - condicionamento metabolico) os exercicios de força deixarão de ter o descanço controlado por por vocês e vamos usar muito os EMOMs (“every minute on the minute” - séries a cada minuto), assim vocês vão ter um tempo controlado de pausa entre uma série e outra. Os metcons podem ter cargas baseadas em percentuais nas prescrições RX e RX+ pensem em fazer os wods com o menor numero da pausas o possível, quero que vocês se acostumem com o a respiração ofegante, os musculos queimando e ainda assim continuar se movimentando.


Eu deixo um desafio para essa semana: remar 5k agora para poder comparar no final do mês o quanto a sua capacidade cardio-respiratória melhorou. (Tem dois remos no mezanino e nos horários de treino, lá é o único local que vocês podem remar, para não atrapalhar).


Referência:WEINECK, J. Treinamento Ideal. São Paulo: Manole, 1999

Até a próxima
Treine FUNcionalmente!

Pages