Níveis de praticantes

Nos posts sobre equipamentos para iniciantes, intermediários e avançados, eu coloquei uma uma breve descrição sobre os níveis de alunos. Na última semana surgiram dúvidas e conversas bem interessantes sobre o assunto que rendeu o tema desse post.


O que coloquei nos posts era só para ter idéia, eu acredito que na verdade temos 4 niveis de praticante.


Nível 1 - Para esse nivel, vale o que coloquei para os iniciantes no post: “Estou considerando iniciantes alunos que estão abaixo de 6 meses de treino, que ainda estão se familiarizando com os nomes dos exercícios, que sente desconforto no punho e exercícios com a posição de “overhead”, ainda não conseguem descer o quadril abaixo da linha do joelho e  não querem ficar com a canela raspada.”
Ainda apresentam grande limitação de mobilidade e muita vezes aguentam aumentar a carga mas, não sustentam as posições com um simples PVC. Em alguns caso não conseguem ainda não tem força para executar movimentos com peso corporal (ginásticos), tais como: strict pull-up (barra fixa), push-ups (flexões), subir na corda e ring dips. Neste nível praticamente todo wod precisa ser adaptado. Menos de 1 anos de treino.


Nível 2 - Já conseguem fazer os levantamentos de peso (back, front, overhead squat; deadlift, sholuder press, push press, push jerk, clean e snatch) com uma boa mecânica na execução e grande amplitude de movimento, e agora estão mais preocupados em aumentar as cargas. Nos movimentos com o peso corporal já conseguem realizar os que apenas necessitam de força como: strict pull-up, push-ups, handstand e ring dips. E com isso já conseguem fazer alguns que demandam técnica além de força (kipping pull-up, butterfly pull-up, strict handstand push-up, kipping handstand push-up, rope climb, knees to elbow e toes to bar), mas ainda podem ter dificuldade com exercícios mais técnicos como bar muscle-up, ring muscle-up, pistols. Nesse nível já consegue fazer os wods (e até alguns benchmarks) na versão RX (consulte o glossário para os nomes e siglas). 
Mais de um ano de treino.



Nível 3 - Neste nível o praticante não tem mais nenhuma dificuldade em exercícios de peso corporal, pode ter um ou outro exercício que não consegue executar com uma grande fluência, mais não vai ser uma questão de adaptar o exercicio, mas vai demorar um pouco mais para acabar o wod, muscle-ups, pistols com peso, HSPU com deficit e handstand walking podem aparecer em wod que já não é mais necessário adaptar. Nos levantamentos de peso já dominas as cargas frequentes de benchmarks e de open (consulte o glossario), pode já conseguir até algumas cargas de regionais.
Snatch - 61kg para homens e 45kg mulheres
Clean & Jerk - 84kg para homens e 61kg mulheres
Deadlift - 150kg para homens e 100kg mulheres
Back Squat - 120kg para homens e 80kg mulheres.
Com pelo menos 3 anos de treino





Nível 4 - Atleta de competição, não tem dificuldade alguma em exercicios de peso corporal, sua preocupação é conseguir melhorar a eficiência e aumentar o numero de repetições que consegue executar unbroken (sem parar para descansar). Semelhante é o pensamento para exercicios com peso, a unica preocupação é melhorar a consistência e aumentar a carga. Neste nível tão importante quanto o treino é necessário se preocupar com o descanso e regeneração, os treino precisar ser minimamente calculados para evitar as lesões por excesso de treino.
Acima de 5 anos de treino.


Cabe reforçar que isso é a minha opinião, e é a forma como eu classifico. Não tem um tempo minimo ou médio para se subir de nível, existem muito fatores; aptidão fisica, passado esportivo, facilidade em pegar um exercício, genética, consciência corporal, frequencia de treinos na semana, alimentação, sono, tudo está ligado e varia muito de pessoa para pessoa. Existem alunos que já chegam e em um mês já são nível 3, da mesma forma que tem gente que treina a mais de um ano e não saiu do nível 1.
Mas não se desanime se você esta treinando a alguns meses e ainda acha que está no nível 2, esse é o nível que eu acho que 90% dos praticantes de CrossFit estão, eu mesmo que estou regularmente fazendo isso desde 2011, me coloco como nível 2.

Até a próxima
Treine FUNcionalmente!

Pages