Ondulação com corda no treinamento funcional

Os norte americanos utilizam o termo "battling ropes" (algo com lutando contra cordas) achei melhor utilizar o termo
: Ondulação com corda.



Ainda não vi ninguém oferencendo curso ou livro sobre isso, por isso fui buscar o embasamento teórico na própria fisica. 
Um onda pode ser descrita com as variaveis: amplitude, comprimento da onda, frequência e periodo .


 
y=aplitude (magnitude positiva e negativa da onda)
λ=comprimeto da onda (tamanho total)
Frequência (número de ocorrências de ondulação)
Periodo (medida do tempo de repetição da ondulação)





Vejamos como cada uma dessa váriaveis pode influênciar no treino.
-Amplitude: quanto maior significa uma maior quantidade de grupamentos musculares. Se utilizar só os membros superiores a amplitude será pequena e se adicionar um agachamento a amplitude aumenta.
-Comprimento da onda: é uma variavél externa, pois está diretamente ligada ao tamanho da corda.
-Frequência e Periodo: tem haver com a velocidade de execução quanto mais rápido maior vai ser a frequência e menor o perido.




Dicas para a compra da corda:
Quanto a especificação da corda, os sites americanos que falam sobre treinos de ondulação vendem corda com 3,5 cm e 5 cm de diâmetro, eu acho que o ideal é a de 3,5cm, mais do que isso acho que dificulta a pegada principalmente para as mulheres. 
Outro aspecto é o comprimento da corda, em alguns site dão como 15 o tamanho mínimo, isso porque o iniciante não vai conseguir de cara fazer o comprimento da onda igualar o comprimento da corda, e isso vai fazer com que ele tenha uma motivação para aumentar o comprimento da onda. Particularmente acredito que isso seja verdadeiro, mas depende muito do espaço que você tem disponivel, acho que o minimo seria algo em torno de 10 metros. Outro detalhe é que quanto maior o comprimento, maior também vai ser o peso da corda.
Por último temos o material da corda, os que experimentei foram poliester e sisal. A primeira é mais maleavél o que permite uma maior frequência nas ondulações. A de sisal é mais rigida e é mais barata, porém seu desgaste é maior ela também faz mais sujeira, se você utilizar ela dentro de academia, em studio, ou quadra, já deixa uma vassoura perto porque você vai precisar.


Até a próxima
Treine FUNcionalmente


 

Pages