Escada de Treino Funcional



É um ótimo equipamento de treino, ela é muito conhecida como escada de agilidade. Particularmente eu não gosto de nome pois dá a impressão que
qualquer exercício que  feito com ela já se trabalha a agilidade, e não é o que ocorre.Ela está associada ao treinamento funcional e alguns acham que ela é novidade, mas ela é uma velha conhecida de preparadores fisicos.

Como qualquer aparelho de treino é a forma que se utiliza que caracteriza a capacidade fisica que é trabalhada, além da agilidade também é possivel trabalhar o tempo de reação, pliometria e coordenação motora.

Eu gosto passar treinos com a escada, pois ela é bem versátil e trás uma boa dose de ludicidade, normalmente a primeira vez que um aluno faz exercicio nela a associação com a brincadeira de amarelinha é inevitável.  Sabendo variar bem os exercicios é possivel fazer um treino inteiro só com a escada.
Ela serve tanto para um aluno iniciantes quanto para atleta de alto nível, a diferença é como o treino vai ser realizado. Com um aluno iniciante pode começar com exercicios de coordenação motora, enquanto o atleta pode realizar trabalhos de potência.

Existe diverentes modelos alguma são de plástico com as tira em poliester (ou algo mimilar) e outra são inteiras de poliester, o ideal na hora de escolher é não pansar simplesmente no preço, mas no local onde ela será utilizada. Por exemplo se for um local fechado qualquer uma serve, mas se for em local aberto uma que é inteira de poliester não é indicada pois ele pode ser levada pelo vento. Outro detalhe importante é saber quem vai utilizar a escada, isso influi no tamanho do quadrado, se for utilizar com jogadores de basquete o quadrado tem que compativel ao tamnho dos pés deles.


No video abaixo tem alguns exemplos de exercicios.



(Peço desculpa pela falta de som. O youtube de um audio swap, assim que possivel coloco outro video com som)

Abaixo tem mais esquemas com possibilidades de movimentos.






Em aulas em grupo eu faço os alunos trabalharem o lado cognitivo também, por exemplo, organizo eles em fila, cada aluno pode fazer o movimento que quise, mas o trás não pode fazer o mesmo que o da frente fez. É um bom desafio.







Até a próxima
Treine FUNcionalmente!

Pages