Crossfit® – Outra visão do que é o treinamento funcional


Há mais de um ano eu havia ouvido falar em Crossfit® e apesar de assistir vídeos, conversar com que quem já havia feito o curso e até ter experimentado um ou outro treino, não tinha um visão precisa do que realmente é o Crossfit®. Estive ressentemente nos EUA e por lá revistas, programas de telavisão e as pessoas falavam muito a respeito dessa forma de ver a atividade fisica.

Trazido oficialmente para o Brasil pelo prof. Joel Fridman o Crossfit® tem o treino baseado n
o WOD (workout of the Day – ou treino do dia). Para não cometer nenhum equivoco escrevendo algum besteria, deixo um link de uma entrevista do Joel para a revista época, assim ficam as pelavras dele e não as minhas. Abaixo tem um outra entrevista do Joel para o programa OxigenioTV.



O que eu acho interessante é a visão que todos precisam conseguir realizar os mesmos movimentos a diferença é a carga que cada um vai utilizar, isso quer dizer que tanto o atleta quanto quem busca qualidade de vida ou bem estar, tem as mesmas necessidades e vão realizar os mesmos exercícios. Uma frase que o Joel disse e eu guardei: “nossa especialidade é não sermos especializados.”

Essa visão vai contra a idéia de que cada um tem uma necessidade e por isso precisa de exercícios específicos. Se é correta ou errada, é difícil de dizer, é uma visão diferente. No post que escrevi sobre o histórico do treinamento funcional, descrevi que existam 3 vertentes. Eu colocaria o Crossfit® como uma quarta forma de se entender o treinamento funcional.

Outro aspecto interessante é a interação social, não só a intregração entre os alunos que realizam uma aula junto, mas há uma preocupação com o espaço de treino e o respeito com tudo e com todos.

Abaixo deixo um vídeo, no qual eu faço meu primeiro WOD sozinho pós curso.



Até agora eu realizei por volta de 10 WODs, em pouco mais de 2 semanas e apesar de ser pouco tempo para avaliar, eu já percebi resultados bem interessantes. Em algumas semanas eu coloco os resultados obtidos com o treino.

Mais informações em: www.crossfitbrasil.com.br
www.crossfit.com



Até a próxima
Treine FUNcionalmente!

Pages