O que caracteriza o treinamento funcional.

Ouço muita gente dizendo que fazer exercícios em cima de uma bola suíça é sinônimo de treinamento funcional. Particularmente eu acho essa associação errada. O fato de misturar equilíbrio com força não torna um exercício funcional.

Também ouço dizer que um exercício realizado em diversos planos e eixos (integrados) você está fazendo treinamento funcional. Também acho essa definição equivocada, só porque você junta dois exercícios em um não o torna o exercício funcional.

Na verdade, não são os exercícios que vão caracterizar o treinamento funcional. O que realmente vai caracterizar o treinamento funcional são os objetivos (do aluno/cliente/atleta), as necessidades identificadas, a adequação, a prescrição e a periodização do treino. 

Os exercícios são só os meios utilizados para atingir os objetivos funcionais. Por exemplo, se um aluno passou por uma imobilização devido a uma fratura ou por doença ficou acamado e tiveram uma atrofia muscular, o treinamento funcional, para estes casos, teria como objetivo recuperar essa massa magra perdida e a melhor forma para isso continua sendo a musculação tradicional (como já citei aqui no blog). 

Isso quer dizer que a musculação convencional pode ser um treino funcional?
Sim, pode. E posso dar outro exemplo: um fisiculturista, se o objetivo dele é ganhar massa e volume, a musculação vai ser um treino funcional. Realizar exercício envolvendo instabilidade vai ajudar a melhorar o equilíbrio. Ai fica a minha dúvida: em uma competição quando é que o fisiculturista vai passar por momentos de desequilíbrio?

Da mesma forma que a musculação pode ser considerada treinamento funcional os exercícios envolvendo instabilidade nem sempre podem ser considerados funcionais. Um exemplo clássico é o agachamento em cima da bola suíça que muita gente prescreve, tirando artistas circenses que precisam se equilibrar em situações iguais ou bem semelhantes. Já me falaram que é bom para praticantes de surfe ou skate, mas eu discordo. Tanto skate quanto surfe possuem uma prancha, talvez se pegar um shape de skate e colocar em cima da bola e ficar equilibrando seja mais próximo da realidade do esporte, mas ai o risco de um acidente aumenta. O mesmo vale para um agachamento sobre a bola utilizando sobrecargas externas, se alguém souber de algum esporte que você precise fazer um exercício de força sob uma condição tão extrema de equilíbrio, por favor me diga.

Em resumo, só de olhar para alguém fazendo um exercicio, não há como dizer de é funcional ou não. É necessário conhecer os objetivos de quem esta fazendo e como foi feita a prescrição dos exercicios.


Até a próxima
Treine FUNcionalmente!

Pages