Levantamento de peso olimpico

Muito se fala em treinamento funcional para MMA, jiu jitsu, futebol, vôlei, surf, tênis entre outros esportes. Para cada uma dessas modalidades a criatividade é explorada para realizar um exercício que seja
similar a uma ação motora ligada ao esporte.  Por exemplo: vemos agachamentos sobre bases instáveis para surf ou skate e medicine balls sendo arremessadas para boxe e MMA.  Apesar destes exercícios (aparentemente) ajudarem na preparação física, ainda não existe muitos estudos que mostrem isso. Em contra partida existe um tipo de exercício que tem muitos estudos comprovando sua eficácia e serve para grande parte dos esportes. Estou falando do Levantamento de peso olímpico, ou LPO.

O LPO é um esporte olímpico, mas ele vem sendo utilizado com muito sucesso como esporte auxiliar na preparação física de outros esportes. Como esporte olímpico são realizados dois movimentos: arranco e arremesso.  Nos dois exercícios o objetivo é tirar um barra do solo e  elevar acima da cabeça, cada um com uma técnica diferente.

-Mas porque mesmo com um movimento que não se assemelha ao gesto esportivo ele é eficiente na preparação física? 

Os exercícios do LPO exigem uma grande sincronização de unidades motoras além de uma coordenação intra e intermuscular. Essas características fazem com que o LPO seja eficiente como esporte auxiliar, pois ajudam a melhorar a velocidade de recrutamento muscular e na coordenação da utilização das cadeias musculares. Mesmo utilizando um movimento que não semelhança alguma com o gesto motor especifico. (DANTAS, 2010)

                Abaixo deixo um vídeo com minha primeira sessão de treino utiilizando a metodologia  LPO system. 

Uma das grandes vantagens do LPO é o pouco material: barra e anilha, porém o ideal é utilizar o equipamento apropriado, para uma maior segurança.

E para quem acha que é só para quem é "ogro", dá uma olhada no video abaixo:


Abaixo diversos atletas realizando os movimentos.


Trecho de uma materia no jornal nacional com LPO.


Caso alguém queria saber mais eu recomendo o livro: Força E Potência no Esporte do Prof. Edmilson Dantas e João Coutinho. Ou então fazer o curso do LPO system (www.potencianoesporte.com).




Até a próxima
Treine FUNcionalmente!

Pages