Kettlebell no treinamento funcional



O Kettlebell é um acessório de treino que é frequentemente associado com o treinamento funcional. Para quem não conhece, ela é uma espécie de bola de ferro com uma alça. A sua origem mais divulgada
é na Rússia com o nome de Gyria, sua introdução nos estados unidos é creditada ao russo: Pavel Tsatsouline.

O grande diferencial de um kettlebell é o seu centro de gravidade, enquanto um halter tem o centro de gravidade coincidindo com o local em que se segura, o kettlebell tem o centro de gravidade fora, fazendo com que o exercício tenha uma resistência diferenciada,  aumentando o braço de alavanca o fazendo com que um exercício feito com um halter de 12kg seja bem diferente do que fazer um exercício com um kettlebell com o mesmo peso.

O principal exercício é o Swing, que até é possível de se realizar com um halter, mas fica bem diferente. Outros exercícios comuns to treino com kettlebell são inspirados em movimentos do LPO, inclusive tem os mesmo nomes: snatch, clean e jerk. E para completar os exercícios mais comuns tem o turkish get up e o windmill. 
Variações de swing com kettlebell

Dá mesma forma que os exercícios de LPO, é um exercícios que faz uso da potência (força e velocidade), e por esse motivo eu não acho adequado associar qualquer base instável ao kettlebell, além de perder a eficiência do exercício a um aumento no risco de acidente.

Esse equipamento é muito utilizado por atletas de esportes de luta, não tem um motivo especifico, acho que se deve ao fato de esse tipo de atleta gostar de exercicios mais dinâmicos e por eles não terem medo de experimentar coisas novas.

Já ouvi muita gente falando que são exercícios que fazem mal pra coluna, mas não é verdade, desde seja feita uma progressão adequada não há nenhum risco para a coluna. Antes de fazer o swing, o aluno iniciante começa com um agachamento simples por exemplo.

Video com exercicios educativos

Apesar de ser um equipamento de treino bem interessante seu custo aqui no Brasil é bem alto. Enquanto nos EUA qualquer loja de artigos esportivos é possível encontrar um kit com 3 kettlebells com pesos diferentes por 50 dolares, aqui um único kettlebell de 6kg de boa qualidade custa por volta de 100 reais. até dá para achar por menos mas a qualidade é bem questionável.

Para quem pretende comprar eu aconselho a comprar com a alça em forma de trapézio, existe com a alça retangular, mas esse, em alguns movimentos, o kettlebell me machucou um pouco.   Outro detalhe importante é que alguns kettlebells vendidos aqui no Brasil tem a alça texturizada igual a um halter, essa ai eu não recomendo de jeito algum pois essa textura pode esfolar toda a mão.

Particularmente eu gosto do kettlebell por trazer uma variabilidade ao treino e até uma certa ludicidade e se bem trabalhado produz resultado incríveis. Abaixo mais um video com váriações de exercicios.




Até a próxima
Treine FUNcionalmente!

Pages