Dicas de sono




Como disse em um post anterior, o descanso é um componente importante no treinamento pois é nesse momento que o corpo vai se recuperar e se preparar para um novo estímulo (um novo treino).
Já é de conhecimento geral que o ser humano precisa dormir entre 6,5 e 8 horas, alguns ficam bem dormindo 6 horas outros precisam de um pouco mais, contudo mais do que 8 horas também não vão te beneficiar muito mais.
Mas alguns estudos mostram que ao se acrescentar 1 hora de treino você precisa aumentar uma hora de sono, para se recuperar adequadamente, isso quer dizer que se você sem o treino precisa de 7 horas de sono, se treinar 1 hora vai precisar dormir 8, se fizer duas seções de treino, vai precisar dormir 9h e por aí vai.
Isso está diretamente relacionado com o grafico que mostrei no post sobre treinamento. Se o treino foi mais longo você precisa se recuperar para atingir a supercompensação, acrescentar horas de treino sem acrescentar horas de sono a sua rotina é besteira, você não vai aproveitar em 100% o benefício do treinamento e ainda vai correr mais risco de se lesionar.


Para melhorar seu sono deixo algumas dicas:


Utilizar um app para monitorar o sono, tem vários para android e iOS ele analisa seus sono através de movimento e de sons, esse tipo de app mostra a eficiência do seu sono, te desperta em no melhor momento (quando vocês está em um sono mais leve), te fornece dados para ter uma noite de sono melhor.


Coloque um alarme para sua hora de dormir, pense nas horas de sono que você precisa. Eu deixo meu alarme está ajustado para tocar uma hora antes da hora que eu preciso ir dormir (alguns apps de sono fazem isso por você).


Crie (ou perceba) qual é seu “ritual” de sono, no meu caso quando toca o alarme para ir dormir
1 - eu imediatamente paro tudo que estou fazendo,
2 - vou escovar meus dentes,
3 -  coloco meu pijama,
4 - ligo minha tv,
5 - ligo o timer da TV,
6 - Deito.
Esse é meu ritual do sono, normalmente eu não assisto muita coisa e já durmo, é só pelo “ritual” mesmo. Se por acaso eu acordo no meio da noite eu repito os passos de 4 a 6 e costumo voltar a dormir rápido, antes de perceber que esse era meu ritual se eu acordava no meio da noite ficava rolando e acabava não dormindo direito, esse “ritual” fez com que minhas noites de sono melhorar muito.
Tem gente que tem sensibilidade a aparelhos eletrônicos, e pode não ser uma boa ideia incluir eles no seu “ritual”, tem pessoas que o ritual inclui ler algumas páginas de um livro e apagar a luz.

Se vocês tem problema para dormir, não custa nada tentar alguma dessas dicas.



Pages