Confie na programação

Seguindo a linha do último post, esse é para falar sobre treinamento, se você estiver com preguiça de ler pode ver o vídeo que o assunto é o mesmo. No post está melhor explicado e com mais detalhes.


"Antes de tudo, em primeiro lugar, o que é o treino? 

O treino é a combinação de exercícios executados em um determinado período de tempo."

O Normalmente pensamos que o treino nos deixa mais forte ou mais rápido, mas não bem isso o que ocorre. O treino no deixa pior, pense na situação de fazer 5 séries de 5 repetições de agachamento com 70% de 1RM de sobrecarga, a primeira série é tranquila, mas conforme as séries vão passando as 5 repetições se tornam mais difíceis. O mesmo ocorre com a corrida por exemplo, se você for correr 4 sprints de 400m, o tempo do primeiro sprint é menor do que o último. Isso tudo porque o treino de deixo em um condição pior do que você estava. 


Isso porque o que vai nos deixar mais fortes é o descanso é a alimentação. 
O gráfico representa 4 momentos envolvidos com o treino (ligado ao tripé que citei no post).
O primeiro momento é a fase que eles sai do repouso. 
O segundo momento, é a seção de treino, as linhas representam o nosso corpo "piorando" graças aos exercícios.
O terceiro momento (o dia seguinte ou até dois dias depois) seria a recuperação e supercompensação (esse é o momento que ficamos mais fortes em relação ao que eramos). 
O quarto momento seria a volta para o nível inicial. 


"O que é treinamento? 
São o conjunto das diversas seções de treino"

No treinamento ideal não deixaríamos o momento 4 acontecer, antes de ele entrar teríamos que repetir o dois para que vamos melhorando a cada seção de treino. 

Voltando ao gráfico é possível ver 3 cores de linha, a azul seria todos esse processo otimizado Faz um treino, no dia seguinte pode estar um pouco dolorido, mas ainda como conseguem treinar. A linha rosa seria aqueles que vem treinar mas não dão tudo que poderiam e sempre fica sobrando um pouco de energia ou que treinam menos de três vezes na semana, ele vão ter uma melhoria, mas seus resultados vão ser menores ou demorar um pouco mais para aparecer. Mas o maior problema (os que mais me preocupam) são os que estão na linha vermelha, esse que sempre dão o máximo, quem vem os 6 dias na semana, e que sempre querem fazer além que que foi prescrito. Dois problemas podem ocorrer: o primeiro você se desgasta além do necessário e e vem treinar o dia seguinte, acumulando desgaste atrás de desgaste, sem dar tempo pra corpo supercompensar. Outro problema (que está diretamente ligado) é o maior risco de se lesionar.

Tabela que contabilizo as repetições 
Quando eu programo o mês de treino calculo uma média minima e máxima para repetições e cargas para que o treino fique seguro para todos, isso que dizer que sempre que vocês realizar repetições extras vocês etão mais sujeitos a sobrecarregar o treino ou até se machucar. Por exemplo um "tabatinha" de sit-up, que dá umas 12 reps por série, são quase 100 repetições não previstas, o músculo até pode aguentar mas é a coluna e as vertebras? Não me reclame de dor na lombar se você fez só um "tabatinha"


O que peço para todos é: Confie na programação. Vocês vão ficar melhor se seguirem exatamente o que foi proposto. 


Até a próxima 
Treine FUNcionalmente!

Pages