Treinamento funcional é sinomimo de exercicio maluco?

Por incrivel que pareça, o titulo deste tópico eu ouvi outro dia de um colega educador fisico. Na ocasião ele dizia que quanto mais maluco o exercício mais funcional ele será.

Em primeiro lugar não acho que exista um exercício mais funcional que outro, ou é funcional ou não é. Tudo vai depender (como já disse em outro tópico) da adequação a um objetivo ou a fase da periodização.

Acreditar que quanto mais dificil for o exercício mais funcional é um erro comum de professores formados pelo youtube (passam horas vendo videos ao invés de ler um livro ou artigo científico). O problema não é ver videos o problema é ver algo com no video abaixo e achar legal.



(Eu não acho muito ético criticar outros profissionais, mas como é de um gringo eu resovi colocar)


Este video só mostra a falta de conhecimento sobre as ferramentas. Tanto a bola quanto o kettlebell são ótimos para o treinamento do core, porém juntos não me parece uma combinação muito eficiente e nem muito segura. 
Quem treina com kettlebell sabe que se você não utilizar uma carga adequada o exercicio perde sua eficiência e até seu propósito, ele deve ser pesado para se trabalhar potência (velocidade x força). No video o indivíduo faz umas cinco repetições com um kettlebell que não deve ter mais que 3 kg, me pergunto qual será a funcionalidade disso? Nenhuma, mas pode ser considerado um exercício para se trabalhar o core.


Abaixo estou deixando um video que batizei de: "Pushing ball maluco". Não pode ser considerado um exercicio funcional mas como o exercicio acima ele serve para core training.






Até a próxima
Treine FUNcionalmente!

Pages