Grandeza de carga no treinamento funcional

O treinamento funcional utiliza muito conceitos do treinamento desportivo, no post da semana passada mostrei um exemplo e neste post tem outro. Uma parte importante do treino é o tempo de recuperação do mesmo, esse tempo é diretamente ligado a grandeza da carga utilzada.

-Carga recuperativa - 10 a 20 % do volume máximo - Recuperação de 4 a 5 horas.
-Carga recuperativa de manutenção - 20 a 40% do volume máximo - Recuperação de 4 a 8 horas
-Carga estabilizadora - 40 a 60% do volume máximo - Recuperação de 12 a 18 horas
-Carga Ordinária - 60 a 80% do volume máximo - Recuperação de 24 a 36 horas
-Carga Choque - 80 a 100% do volume máximo - Recuperação de 48 a 72 horas
(monteiro 2006)

Outro dia um colega me questinou dizendo que apesar de passar exercicios funcionais de equilibrio em toda a seção de treino o seu aluno não melhoravam o equilibrio.
A resposta para o problema pode estar na grandeza da carga, ele havia me dito que em alguma seções todos os exercicios envolviam intabilidade. Neste caso com certeza o volume era muito alto.

Por exemplo, durante uma seção de treino de 60 minutos, realizado na forma de 1:1 (o tempo de pausa é o mesmo do tempo de execução) o aluno teria 30 minutos de exercícios envolvendo equilibrio. Será que se colocassemos este aluno em cima de um balance disc será que ele aguentaria ficar 30 minutos?

Isso que dizer que, o estímulo esta sendo superior a 100%. Mesmo que alguém consiga ficar por 30 minutos em cima de uma base instável isso seria um estímulo de choque. Seria necessário entre 48 a 72 horas para recuperação. Se o aluno treina mais de 3 vezes por semana com certeza o tempo de recuperação não é suficiente e pode ser esse o motivo da não melhoria do aluno.

A melhor forma de evitar isso é através testes, existem diversos protocolos para teste de equilibrio, e grade parte dá o resultado com uma medida de tempo. Com essa medida você tem um parâmetro de prescrição do treino. Por exemplo eu faço um teste de avião e descubro que meu aluno aguenta 2 minutos. Isso que dizer que durante minha seção de treino se meu aluno realizar exercicos que envolvem equilibrio com uma soma entre 1min. e 36 seg. e 2 minuto a carga é de choque e precisa de 48 a 72 horas de recuperação. Se for 1min. e 12 até 1min. e 36 seg. a carga vai ser ordinária e precisa de 24 a 36 horas. E assim por diante.

Como já disse anteriormente só porque você faz todos os exercicios do seu treino em cima de uma bola que o que você faz é treinamento funcional.



Até a próxima
Treine FUNcionalmente!

Pages