Objetivos de um treino, como adaptar e porque adaptar.



Em um post anterior,  falei um pouco sobre os como funciona um dos princípios de treino e falei também sobre adaptar ou não o treino. Podemos considerar esse um post complementar. Quando monto um WOD ou qualquer tipo de treino, normalmente buscamos três possíveis objetivos: terminar a tarefa o mais rápido possivel, fazer o maior número de repetições possíveis ou levantar a maior carga possivel. A ideia desse post é que vocês entendam quando é interessante adaptar e o que adaptar em cada tipo de WOD.
Para entender melhor vamos na order invertida:


-Levantar a maior carga possível - seria os WODs em que o objetivo é mensurado pelo peso levantado tendo o resultado em quilos (ou libras). Normalmente chamamos esse dia de “heavy day”, e cada um vai ter seu resultado, não precisando adaptar o wod pois são os movimentos , a não ser que tenha alguma lesão que impossibilite fazer o movimento. O treino aparece com a cara de:
Back squat
5-5-5-5-5


-Fazer o maior número de repetições (ou rounds)- São os wods estilo “AMRAP”, em que o objetivo é não parar de se mexer em uma quantidade de tempo determinada. Para esse tipo de treino adaptar pode ser interessante nos movimentos de peso corporal trocar por um menos complexo e nos exercicios de força diminuir um pouco a carga. Como disse antes, o importante é não parar de se movimentar, por exemplo em um WOD com Kettlebell swing e ring dips, diminua a carga e troque os ring dips por push-up. Em regras gerais em exercícios de peso, você pode diminuir a carga, nos exercícios de peso corporal (pull-ups, pistols etc.) você pode adaptar trocando o exercicio por uma versão mais simples.


-Treinos para se terminar o mais rápido possivel (ou por tempo). Esses são o mais dificeis de se adaptar, pois se não for bem dosada a adptação pode deixar o treino ficar muito fácil. Normalmente esse tipo de WOD vem com um “time cap”, ele é importante para se perceber o que se espera do treino, quando eu monto um treino desse tipo, costumo deixar cada série montada para ser feita dentro de um tempo determinado, por exemplo:
5x
5 burpees
10 box jump
15 Push-ups

A série foi pensada para ser feita dentro de um minuto, mas já prevendo que o treino vai nos deixando mais fracos, as séries seguintes levaríam um pouco mais que um minuto e por isso o time cap seria de 8 minutos. As vezes a série é pensada para 1 minuto e meio, dois minutos, 5 e por ai vai. O ideal é que vocês entendam qual é o tempo esperado para se realizar o wod, para assim poder adaptar e deixar o mais intenso possível para você.


Até a próxima
Treine FUNcionalmente!

Pages