Review adipure Trainer

Faz um bom tempo que eu queria testar um tênis minimalista(pouco ou nenhum tipo de amortecimento e bem flexível), pois tem muito tudo haver com o treinamento funcional. Mas o que me impedia era o preço (entre R$300 e 400), apesar de experimentar em loja, só no dia a dia é que vamos ter noção se ele é adequado ou não. Eu estava com medo de pagar isso não me adaptar e depois ter que deixar o tênis de lado, literalmente jogando dinheiro fora.

Para minha felicidade no final de Março (2012) recebi da adidas um adipure Trainer, e pude testar em diferente situações. E aqui relato as minhas impressões.

-O produto: O tênis é flexível, tem uma boa liberdade de movimento. O solado é bem fino e não há nenhum sistema de amortecimento (como deveria ser)e tem uma boa aderência. Muito leve, e não esquenta o pé. 

-Conforto: Isso é uma questão bem relativa, eu me senti bem com ele, é quase como ficar descalço.

-Uso: Mas primeiras vezes é difícil coloca e acertar cada dedo no lugar certo e demora para colocar o calçado mas, depois que se pega a prática fica tão fácil quanto colocar um tênis comum. No começo é estranho sentir algo tocando o tempo inteiro na lateral dos dedos, mas também é questão de costume.  

-Treino: Eu testei com WODs, realizei os mais diversos movimentos (no final estão a lista completa dos WODs realizados), Salto de corda, salto na caixa (pliometria), levantamento terra, agachamentos, burpees, kettlebell,  flexões, LPO e corrida (conversando com o pessoal da adidas, eles me falara que corrida não era o foco do treino, mas eu quis testar com corrida também).
No geral ele cumpre todas as funções, exceto em alguns exercícios:  levantamentos olímpicos e agachamento pesado. Nestes , como estou acostumado com a utilização de sapatilha de levantamento olímpico, a carga de treinos com estes movimento foi por volta de 10% menor.  

-Pontos negativo: Desgaste aparente do solado com menos de 1 mês de uso. E bolha no pé depois de corrida (mas ai vele lembrar que o foco do tênis não era corrida)

Desgaste aparente no solado com menos de 1 mês de uso.

-Considerações Finais:
Gostei bastante do tênis, ele casa muito bem com o treinamento funcional , ele é bom em diversas situações o que faz dele um bom tênis para o uso no treino diário. Mas para treinos mais específicos de agachamento e LPO, eu não acho o mais indicado para o treino que se busca carga máxima, mas se for em circuitos ou WOD onde não se utiliza a carga máxima, pode-se utilizar tranquilamente. Na corrida eu tive uma bolha, mas foi por causa da etiqueta foi só tirar elas e o problema sumiu (cabe lembrar que o foco da adidas como esse tênis, não é a corrida).
No desgaste eu tenho certeza que foi porque fiquei andando o dia inteiro com ele, e a calçada com certeza desgastou mais, por esse motivo eu diria que este é um tênis para se utilizar exclusivamente durante os treinos, chega no seu local de treino coloca o adipure, treina, tira e guarda (acho que é por isso que até vem com a sacola para carregar).
Eu recomendo utilizar esse tênis pois ele é funcional em diversas situações (kettlebell, saltos, pliometria, corrida, agilidade), para que faz treino funcionais mais gerais ele serve para o “overall”, para que tem treinos funcionais mais específicos, também se beneficia mas pode ser que levar mais um par de tênis junto para o treino.

O vídeo abaixo é basicamente a mesma coisa sobre o que escrevi.


WOD realizados:

-Push press 3x5
-AMRAP 8'
10 push press
20 Kettlebell swing
30 Double Under
-rest 5' -> run 400m

 -21-18-15-12-9-6-3
Sumo deadlift high pull
Double Under

-21-15-9
 sit-up
burpee
push-up
Box jump

-run 5k

-Front squat max rep (60kg)
-AMRAP 7'
5 Front squat
5 push jerk
35 double under

-Clean & Jerk 3x2
-15-12-9 unbroken C&J (50kg)
-run 1500m

-50-35-20
Front squat
Situp
jumping jack

-Run 800m
10x
10 handstand push-up
10 one leg squat
run 800m

-Deadlift
1-1-1-1-1-1-1-1

-Death by power clean
55kg

8x
20"- 10" rest (double tabata)
-clean & jerk
-Ring row

-"diane"
21-15-9
Deadlift (100kg)
Handstand pushuo

Mini complex on the minute
power clean + hang clean + hang squat clean.

-3x3 press
3x3 push press
3x3 push jerk
-4x
400m run
50 air squat


Até a próxima
Treine FUNcionalmente!

Pages